quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROJETO RÁDIO NA ESCOLA







PROJETO RÁDIO NA ESCOLA
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ PASCHOAL DA SILVA
SILVÂNIA - GOIÁS

“RADIO NA ESCOLA: ENTRETENIMENTO ALIADO AO CONHECIMENTO”
Maria Auxiliadora Pereira Godinho

RESUMO:
O rádio na escola diz respeito à possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Nesse contexto alunos e professores passam da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que estudantes e professores exercitem um olhar crítico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias. "Os alunos passam a ver o rádio não só como uma forma de entretenimento, mas também como um prestador de serviços que forma opinião e informa," explica Miriam Ramos, professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), de São Paulo. A idéia contida aqui é que esses estudantes possam fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir, além disso, construindo propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas à construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate a todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.

JUSTIFICATIVA:
Educação e comunicação são dois fenômenos que interagem entre si no processo de globalização. Este processo, por sua vez, também não é um processo recente, ao contrário do que muitos pensam, suas sementes foram lançadas com a expansão marítima. Com as tecnologias ocorreram diversas transformações. Hoje fazemos coisas que a 40 ou 50 anos atrás só existiam em nossas fantasias.
A internacionalização das mídias nos torna “Cidadãos do Mundo” e a comunicação “como processo de interação humana é o fundamento do processo educativo”. Os meios de comunicação atraem e prendem a atenção dos jovens com sua linguagem subliminar. Hoje o professor precisa conhecer outras linguagens e o aluno precisa saber ler e produzir outros tipos de textos (sonoros, imagéticos, etc.) que o conduza à compreensão de outros tipos de linguagens como a radiofônica, jornalística, televisiva e do computador compreendendo, consequentemente, sua simbologia. É indispensável que a escola repense o trabalho com a radio por ser um veículo de fácil acesso e aceitação pelos alunos e por toda a comunidade porque, fortemente, utilizado por todos. Segundo Nidelcoff (1991), um outro ver, compreender e interpretar a sociedade globalizada.
“A inovação tecnológica é um conjunto de conhecimentos, com um elevado teor de novidade, relacionado a estes conhecimentos. (...) A toda tecnologia se associa uma considerável quantidade de informação. Esta informação, quando assimilada pelo indivíduo, grupo ou sociedade gera um conhecimento que permite a adoção ou a rejeição de uma determinada técnica. (...) A adoção de uma tecnologia requer, portanto, a absorção de determinado conhecimento e uma decisão de iniciar, modificar ou aperfeiçoar um produto ou serviço, seu processo de produção ou de comercialização. Quando se estabelece esta cumplicidade de intenções, um processo de absorção e um processo de decisão podemos dizer que se efetivou uma inovação em determinada realidade”. (Barreto 1995/2002)
No Colégio Prof. José Paschoal da Silva, há muito se estuda as diversas possibilidades de das Tecnologias de Informação como ferramenta de educação. A escola está equipada com um bom Laboratório de Informática que precisa ser explorado com mais profundidade e significado para a aprendizagem. A idéia do rádio na escola junto com o jornal impresso e a construção do weblog surgiu com uma perspectiva de aliar tecnologia à educação, mais um recurso de comunicação que pode melhorar a qualidade do ensino e oferecer aos jovens caminhos e possibilidades futuras, além de formar cidadãos mais críticos, na medida em que melhoram a leitura e a escrita.
A participação do “Seminário de Mídias na Escola” que aconteceu em Caldas Novas, em 2008, foi um bom incentivo para que o desejo de uma rádio na escola se tornasse realidade.

OBJETIVO GERAL:
Melhorar a qualidade da educação aprimorando, pedagogicamente a comunidade escolar e o desenvolvimento do protagonismo cidadão. No século XXI, a escola, muito além de transmitir informações tem por desafio formar cidadãos que saibam usar esse conhecimento em benefício próprio e de sua comunidade. Assim, torna-se imperativo que a escola crie mecanismos de alcance do conhecimento e que despertem os interesses dos jovens deste século. É com essa intenção que o Projeto “Radio na Escola: Entretenimento Aliado ao Conhecimento” foi pensado.
A meta do projeto é estruturar e implementar o “Rádio na Escola: Entretenimento Aliado ao Conhecimento”. Para isto, a coordenação (pedagógica e do projeto) deverá criar condições para treinamento e formação de equipe para a realização do projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Usar o rádio para a construção de cidadania promovendo o engajamento dos alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas;
· Difundir o uso da rádio na escola como veículo de informação e entretenimento;
· Ampliar o universo conceitual e vocabular dos alunos;
· Valorizar a linguagem radiofônica aplicando-a na sala de aula;
· Desenvolver habilidades de comunicação dos participantes;
· Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe;
· Reconhecer os adolescentes como produtores de cultura e protagonistas de seu próprio conhecimento;
· Tornar a gestão mais democrática com desenvolvimento de lideranças participativas.
METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido no Colégio Prof. José Paschoal da Silva, na cidade de Silvânia com alunos previamente selecionados nas 13 turmas da escola, nos turnos matutino e noturno.
Para a seleção serão utilizados critérios diversificados considerando facilidade e dificuldades de cada um e ainda o risco de abandono escolar e falta de perspectivas futuras. Serão observados, ainda, alunos com facilidades de comunicação, leitura e escrita e, ao mesmo tempo, alunos com sérios problemas nesta área.
A idéia é permitir a cada um da equipe desenvolver suas habilidades e, também eliminar dificuldades de aprendizagem. Assim, se produzirá um ambiente de colaboração e trabalho em grupo com a intenção de se realizar desejos comuns que nem sempre podem ser solucionados em sala de aula, devido às dificuldades de atendimento de cada aluno em salas cheias.
A escola se beneficiará por se conscientizar do seu papel junto à comunidade e reconhecer que o processo ensino-aprendizagem e o bom desempenho de seus alunos vão além dos portões da escola e da sala de aula. Assim, se reconhecerá como parte de um contexto único e responsável pela interação entre os diversos atores envolvidos no processo educacional.
Será possível, então, tornar a gestão mais democrática na medida em que, o projeto estimule a participação e a liderança dentro da escola e nos momentos de tomada de decisões como planejamento de ações e execução das ações.
É importante considerar as vantagens e as necessidades da escola junto à coordenação pedagógica bem como os desafios a serem enfrentados tais como a criação de um espaço apropriado com equipamento próprio e uma equipe preparada e capacitada para tomar a frente no projeto; a desconfiança, reclamações em relação ao barulho, a música, à saída de alunos da sala de aula; problemas técnicos, falta de planejamento operacional e outros problemas que não poderão servir de obstáculo ao desenvolvimento do projeto e sim vencido através da organização e planejamento coletivo.
MATERIAL:
· Mesa de som
· Microfone
· Caixas de som
· Gravador
· Transmissor ou amplificador
· Computador com programa de edição
· Fone de ouvido
· Sound Forge
· Estúdio
· Mesa e cadeiras
· Armário
ORGANIZAÇÃO E AÇÕES:
· Pauta
· Grade de programação
· Reunião de pauta
· Calendário de reuniões
· Controle de identificação
· Código de conduta ética
· Verificação e manutenção do equipamento
CRONOGRAMA:
ABRIL
· 1ª semana Nasce o projeto: coordenadora Auxiliadora Godinho e os alunos Caster e Huather consideram a necessidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos no Seminário de Mídias na Escola, em Caldas Novas, no final do ano anterior.
· 2ª semana A proposta é lançada: à gestão, aos professores, aos alunos
· 3ª semana Seleção da equipe de alunos. Uma para cada turno
· 4ª semana2ª e 3ª Encontros com a equipe para apresentação do projeto e realização de oficinas
· 4ª semana4ª e 5ª Novas oficinas e definição de papeis
MAIO
· Preparação do equipamento
· Distribuição de tarefas e execução de reportagens, entrevistas, pesquisas, etc.
· Organização da programação
· 2ª semana Inicio da radio no recreio
Primeiras impressões
Avaliações
JUNHO
· 1ª semana Compra do computador da rádio
Reuniões semanais para pesquisa e elaboração da grade de programação
Entrevistas por Warlei
Participação em eventos
· 2ª semana Programas
Programas
Programas

BLIOGRAFIA:
Barreto, A. A transferência de informação, o desenvolvimento tecnológico e a produção do conhecimento. Texto publicado em web-site em 11 fev. 2000. Disponível em: . Acesso em 15 ago. 2002.


COORDENAÇÃO:

________________________________________________________
MARIA AUXILIADORA PEREIRA GODINHO


APOIO:
EQUIPE GESTORA: Wagner Ferreira Silva e Eleusa de Sousa Lobo Valoz
COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR JOSÉ PASCHOAL DA SILVA

Orientação Curricular: Interdisciplinar



Radio na escola:
Entretenimento e Conhecimento

Ação de Liderança

Coordenadora: Profª. Maria Auxiliadora P. Godinho
Equipe: Ana Luísa (2º B), Daniel (1º A), Caster (2º A), Caio (2º B), Guilherme (1º A), Jeovaine (3º A), Leonardo (1º A), Lígia (2º B), Ricardo (1º A), Sergio (3º A), Unafithon (1º A), Vanessa (1º A).







Silvânia,
Junho de 2009

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